Cravolândia

Breve histórico do município de 
Cravolândia - Bahia
Cravolândia foi um povoado que primeiramente pertenceu ao município de Jequiriça e, logo depois, passou a pertencer a Santa Inês.
Em 8 de dezembro de 1961, foi feito um plebiscito para a emancipação política de Cravolândia. Este dia ficou conhecido como o “Dia de Sim”.
Em 16 de julho de 1962, a emancipação política foi oficializada. O povoado foi elevado à categoria de município com a denominação de Cravolândia, pela Lei Estadual nº 1714, de 16/07/1962.
O primeiro prefeito foi o Sr. Mário da Silva Cravo, produtor de café, uma pessoa de grande influência no meio político da época, e uma das pessoas que mais contribuiu para emancipação da cidade.
Teve duas denominações até chegar a Cravolândia – Olhos D’Água do Carrasco e Igatiquira. O atual nome do município é uma derivação feita a partir do sobrenome do primeiro prefeito, Mário da Silva Cravo.
Na década de 60, o município chegou a ser grande produtor de café. Ocorreram pragas, o plantio foi erradicado, sendo retomado nos anos 70, mas não com a mesma força.
O município realiza festas religiosas, como o dia do padroeiro em 6 de agosto e realiza festas tradicionais como São João, Lavagem da igreja e Cavalgadas.
Na paisagem local, podemos encontrar a Cachoeira do Inferno, formada pelo Rio Tesoura.