No Colégio Estadual Otto Alencar, o Dia Internacional da Mulher será comemorado com o projeto interdisciplinar Perfil de Mulher. O programa tem como foco, não só prestar uma homenagem momentânea às mulheres pelo seu dia, mas sim, aproveitar esta data para começar a pensar sobre as diferenças de gênero, orientação sexual, étnica e econômica, com enfoque na mulher.
O projeto será aberto com apresentação de slides, com fotos de mulheres que fazem parte da equipe da escola e entrega de rosas para as mulheres da comunidade escolar. Na programação: palestras, seminários e mesas-redondas, além de oficinas envolvendo as disciplinas curriculares, pesquisa de campo, concurso de poemas, leitura de livros e produção de documentário sobre as mulheres da cidade.
Fizemos uma parceria com a Secretaria de Saúde para oferecer palestras sobre orientação sexual e doenças que atingem as mulheres, a exemplo do câncer de mama. Está previsto, ainda, a criação de um livro com o perfil da mulher no contexto atual, envolvendo coletânea de poemas construídos pelos alunos. O projeto se encerra no dia 11 de maio, Dia das Mães, quando os filhos das alunas -mães irão homenageá-las.
Para ver o Projeto na íntegra, clique aqui.
Respeito às diferenças - O dia 8 de março é uma data importante para as mulheres e a educação tem um papel fundamental na luta pela igualdade de direitos, é um momento para refletir sobre o lugar que, historicamente, as mulheres ocupam na sociedade e discutir as desigualdades de gêneros.
A escola, portanto, deve propagar uma educação que respeite as diferenças para que essas não se tornem desigualdades. Então, o seu papel é desconstruir ideias preconceituosas no ambiente escolar e fora dele. Assim, devemos cuidar para que as diferenças de gênero, sexual, étnico-racial e econômica não sejam transformadas em práticas discriminatórias.
História – No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte-americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com violência e as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente, 130 tecelãs morreram carbonizadas. O dia foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1975, em homenagem às operárias mortas na fábrica, embora a data seja celebrada desde 1910.
Parabéns Colégio Otto Alencar. Essa homenagem mostra o quanto as mulheres do colégio são valorizadas. Gestos como esse fazem a diferença.
ResponderExcluirMaria de Jesus